Xadrez e Matemática


             Olá! A partir de agora vamos aprender matemática com um jogo muito legal, o xadrez. Não deixem de acessar o blog e conferir as regras desse jogo. Você pode encontrar videos sobre esse jogo em desafios, ai você vai se torar um campeão de xadrez.
             
Um pouco da história
            Existem  muitas controvérsias a respeito da origem do xadrez, as fontes arqueologicas indicam o xadrez descendente do "Chaturanga", que significa "quatro reis", jogo indiano, onde as peças são movidas após o lançamento de um dado de 4 faces. Interessante: xadrez com dados... Tal jogo, jogado por 4 pessoas e não por somente duas, como hoje em dia, teria sido inventado há mais de 2.000 anos, por volta do século VI a.C.Da Índia, o jogo passou para China, com o nome de "jogo do elefante". No sexto século depois de Cristo, o jogo chegou a Pérsia, onde recebeu o nome de "chatrang", de onde teria originada a expressão "xeque mate".
          Hoje o xadrez é um  jogo de  tabuleiro para dois  jogadores.  Um  jogador controla as peças brancas, que sempre começam, e o outro jogador possui as peças pretas. Para jogar   são   necessários   um  tabuleiro   com  oito   linhas   e   oito   colunas,   formando   64 quadrados (sendo 32 claros e 32 escuros), cada  jogador tendo um quadrado claro no lado direito da linha de baixo. Cada jogador tem 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos,  duas  torres,  um  rei  e uma  rainha (ou dama).  Cada um desses  tipos de peça 
possui um movimento característico. Quando uma peça pode ser movida para uma casa em que está localizada uma peça adversária, esta última pode ser capturada. Assim, a peça a ser   jogada move-se para a casa da peça oponente,  que é então  retirada do tabuleiro.  O  rei  é a única peça que nunca pode ser  capturada.  Quando o  rei  de um jogador é diretamente atacado por uma peça, o jogador está em xeque. Nessa posição, ele  tem que mover  o  rei  para  fora de perigo,   capturar  a peça adversária que  está efetuando o xeque ou bloquear o ataque da dita peça do oponente ao rei. Entretanto, essa última possibilidade não é aplicada se a peça atacante for um cavalo, pois tal peça pode  "pular"  qualquer  peça do  tabuleiro.  O objetivo do  jogo é pôr  o adversário em xeque-mate, o que ocorre quando o rei adversário está em xeque e nenhum movimento pode ser feito para escapar do xeque.