Potenciação

As principais operações são: adição, subtração, divisão e multiplicação. Utilizando o processo da multiplicação podemos encontrar outra operação: a potenciação, que para a realização de seus cálculos é necessário saber multiplicar. 
          Os números envolvidos em uma multiplicação são chamados de fatores e o resultado da multiplicação é o  produto, quando os fatores são todos iguais existe uma forma diferente de fazer a representação dessa multiplicação que é a potenciação. 
2 . 2 . 2 . 2 = 16 → multiplicação de fatores iguais. 
Podemos representar a mesma multiplicação da seguinte forma: 

2 . 2 . 2 . 2 = 24 = 16 
           ↓ 
Fatores iguais

         Essa representação é conhecida como potenciação, portanto, sempre que tivermos fatores iguais, podemos montar uma potência. 
         Representamos uma potência da seguinte forma: 

base sempre será o valor do fator. 
expoente é a quantidade de vezes que o fator repete. 

potência é o resultado do produto. 
Existem algumas regras que nos ajudam a mexer com estas potências.
Irei mostrar as propriedades uma a uma. Sempre ilustrando com um exemplo para tentar "demonstrar" de onde veio a regra.

Esta é a primeira propriedade pois é a mais utilizada de todas.
Por exemplo, se aparecer o número 54 multiplicado por 53, será igual a 57 . Este 7 veio da soma dos 4 fatores de 54 com os 3 fatores de 5ou seja: 5.5.5.5.5.5.5 = 57.
Daqui nós tiramos a regra para qualquer multiplicação de potências com mesma base.

 X .   Xb  =  Xa+b





O mesmo raciocínio mostrado para a multiplicação, pode ser aplicado para a divisão.
O exemplo será 126 divididos por 122, será igual a  124
Agora podemos cortar os termos semelhantes que estão acima e abaixo da fração.
Portanto podemos cortar dois fatores 12 de cima com dois fatores 12 de baixo.

 Ao cortar, estaremos retirando 2 unidades da potência de cima. Estas duas unidades são referentes ao expoente 2 da potência de baixo.

Veja que esta multiplicação é igual à 124 , isto nos dá a regra para qualquer divisão de potências com mesma base.
Genericamente, temos:
                                         Conserva-se a base e subtrai-se os expoentes.



Até agora vimos multiplicação e divisão com termos de mesma base. E quando não tiver mesma base??? O que podemos fazer?
Só podemos efetuar uma operação quando tivermos mesma base ou mesmo expoente. O que vamos ver agora é justamente o segundo caso: expoentes iguais.
O exemplo será 65multiplicados por 95:

Qualquer multiplicação tem a propriedade de comutatividade, ou seja, se invertermos a ordem de multiplicação o valor não se altera. Então vamos colocar esta multiplicação em outra ordem, 6.6.6.6.6.9.9.9.9.9  = (6.9).(6.9).(6.9).6.9).(6.9) Agora temos a multiplicação 6 · 9 aparecendo 5 vezes. Então, 659 = (6.9)5

E esta propriedade podemos aplicar para qualquer número.

Generalizando:

                                        Conserva-se o expoente e multiplica-se a base.



O mesmo raciocínio mostrado para a multiplicação, pode ser aplicado para a divisão.
O exemplo será 84 divididos por 54:

Como temos multiplicação em cima e em baixo da fração, podemos separar em 4 frações multiplicadas uma pela outra. 

Generalizando:


                                          Conserva-se o expoente e divide-se as bases

Já vimos as principais propriedades de operações.
Agora vamos ver quando tivermos uma potência de um número que já tem uma potência. Veja o exemplo:   
(42)3
O que devemos fazer?
Vamos desenvolver este exemplo
:
(4.4) = (4.4.4.4.4.4) = (4)6
Agora a potência fora do parênteses diz que devemos multiplicar o que tem dentro do parênteses três vezes. E isso nos dá a potência 46. E agora tiramos outra regra para potências

Potência de potência, multiplica-se os expoentes.

Quando tivermos um número negativo elevado numa potência, devemos tomar a seguinte precaução, veja os exemplo:
(-5)2 = (-5) · (-5) = +25
(-2)= (-2) · (-2) · (-2) · (-2) = +16
Note, então, que quando temos um número negativo elevado em qualquer expoente PAR este se comporta como se fosse positivo, pois na multiplicação "menos com menos dá mais":
(-5)2=52=25
(-2)4=24=16
Se "k" for PAR (-X)k=Xk
E se tivermos um expoente ímpar?

(-5)3=(-5)·(-5)·(-5)
Se pegarmos os dois primeiro números multiplicados, temos (-5)2=+25, substituindo ao lado:
(-5)3=25·(-5)=-125
Sempre que tivermos um número negativo elevado em qualquer expoente ÍMPAR, o sinal negativo permanece na resposta

PEGA-RATÃO
(-5)2 é totalmente diferente de -52 . No primeiro caso o sinal de menos também está elevado ao quadrado, então a resposta é +25. Já no segundo caso, o menos não está elevado ao quadrado, somente o 5, portanto a resposta é -25.

Toda e qualquer potência que tenha expoente negativo é equivalente a uma fração o qual o numerador é a unidade positiva e o denominador é a mesma potência, porém apresentando o expoente positivo. 



E qual o significado de uma potência com expoente negativo? Esse tipo de potência representa uma fração onde o numerador é 1 e o denominador é a mesma potência, com o expoente positivo.
Por exemplo 5-2 é igual a  (1/5)2
De forma geral, 





Qualquer número diferente de zero elevado a um expoente negativo é igual ao inverso deste número elevado ao oposto do expoente: 

O sinal negativo de um expoente não passa de um código que está nos alertando que a base está invertida. Com essa nova interpretação, a regra do expoente negativo se transforma em uma regra simples e fácil de ser aplicada no jogo matemático. Mas não esqueça: foi uma propriedade que a gerou. 

10 comentários:

  1. Adoro potenciação,principalmente com numeros inteiros como nossa materia de agora.

    Letícia

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  2. tudas as materias de matematica sao interessantes,principalmente potenciação.
    adooooooooro!!!
    Tatiana

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  3. Olá dona Perpetua, sempre com mais coisas nova,em ?
    Gosto muito do seu blog cada dia com mais coisas legais :)
    Gosto muito de potenciação, e com a senhora ensinando o assunto fica bem melhor... Rsrsrs! Beijos até mais!


    Ass: Júlia Rodrigues 701

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  4. Achei a explicação sobre potenciações muito boa e compreensível !
    Aliás , adoro essa materia de potenciação...

    Ass : natalia brant 901

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  5. Ola dona perpetua, gostei muito de sua explicação sobre potenciação,regrinhas para facilitar as diverças operações,e diferentes modos de serem resouvidas!
    adoro essa materia sobre potenciação,aliás adoro tudo que tenha a matemática


    Ass: vinicius nunes 901

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  6. Achei muito interessante como foi explicada a matéria,mostrando com imagens detalhadamente como se chega a cada resultado da potenciação,exemplo:no produto e quociente de potências de mesma base mostrou o porque que somamos os expoentes e conservamos a base; assim mostrou como fazemos se for o contrário (o expoente igual e a base diferente), neste caso conservamos o expoente e multiplicamos ou dividimos a base e no caso de potência de potência explicou que basta multiplicarmos os expoentes...há e antes de me esquecer, mostrou também como é que fazemos se a base for ímpar, logo se o expoente for par a base ficará par mas se ele for ímpar a base permanecerá ímpar.
    Adorei a explicação sobre potenciação e tenho certeza que todos tenham gostado também.

    Paloma Bastos - 901

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  7. achei muito bom os exemplos dados de potenciação é o por que nós somamos o expoente é conservamos a base e exemplos de como esse tipo de operação pode ser resolvida de varias maneiras......
    rafael martins turma 901......

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  8. seu blog ta muito loco perpetua nao entendo muito disso ai de cima mais depois de ler ficou muito facil de entender!!!


    LEONARDO 701

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  9. Gostei Muito Do Blog,Principalmente da Matéria que e muito interessante ,Pois As Propiedades ajuda você Entender e fazer qualquer exercico , daí vc aplica a propiedade adequada por exemplo a propiedade que mais gosto e de Conserva-se o expoente e divide-se as bases porque e a propiedade que eu mais domino .Exemplo (4³)² = se faz assim = (4.4.4)³ que é igual a (4.4.4.4.4.4.4.4.4)= 4 elevado a 9 . Dai pelo significado da palavra Po-ten-ci-a-çao (Operação pela qual se multiplica um número qualquer por ele mesmo quantas vezes estiver indicado no expoente) voce ja tera uma logica de resolver uma potenciaçao . Espero que goste do meu comentario, pois escrevi o que sabia e assim que todos vao conseguir fazer pois fazendo e que se aprende .
    Obs: Descupe-me pelos erros .
    Parabens pelo blog Nota 10.

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  10. Estou aqui para comentar desse blog que é estremamente importande para a nossa aprendizagem,pois precisamos da matemática para quase tudo na vida.
    O blog também é importante para nós alunos pois tem muitos exercicios que nos ajudam até mesmo na sala de aula!!!
    Obg e bjs Dona Perpétua
    Nayana Salles

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Obrigada.