Xadrez e Matemática


             Olá! A partir de agora vamos aprender matemática com um jogo muito legal, o xadrez. Não deixem de acessar o blog e conferir as regras desse jogo. Você pode encontrar videos sobre esse jogo em desafios, ai você vai se torar um campeão de xadrez.
             
Um pouco da história
            Existem  muitas controvérsias a respeito da origem do xadrez, as fontes arqueologicas indicam o xadrez descendente do "Chaturanga", que significa "quatro reis", jogo indiano, onde as peças são movidas após o lançamento de um dado de 4 faces. Interessante: xadrez com dados... Tal jogo, jogado por 4 pessoas e não por somente duas, como hoje em dia, teria sido inventado há mais de 2.000 anos, por volta do século VI a.C.Da Índia, o jogo passou para China, com o nome de "jogo do elefante". No sexto século depois de Cristo, o jogo chegou a Pérsia, onde recebeu o nome de "chatrang", de onde teria originada a expressão "xeque mate".
          Hoje o xadrez é um  jogo de  tabuleiro para dois  jogadores.  Um  jogador controla as peças brancas, que sempre começam, e o outro jogador possui as peças pretas. Para jogar   são   necessários   um  tabuleiro   com  oito   linhas   e   oito   colunas,   formando   64 quadrados (sendo 32 claros e 32 escuros), cada  jogador tendo um quadrado claro no lado direito da linha de baixo. Cada jogador tem 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos,  duas  torres,  um  rei  e uma  rainha (ou dama).  Cada um desses  tipos de peça 
possui um movimento característico. Quando uma peça pode ser movida para uma casa em que está localizada uma peça adversária, esta última pode ser capturada. Assim, a peça a ser   jogada move-se para a casa da peça oponente,  que é então  retirada do tabuleiro.  O  rei  é a única peça que nunca pode ser  capturada.  Quando o  rei  de um jogador é diretamente atacado por uma peça, o jogador está em xeque. Nessa posição, ele  tem que mover  o  rei  para  fora de perigo,   capturar  a peça adversária que  está efetuando o xeque ou bloquear o ataque da dita peça do oponente ao rei. Entretanto, essa última possibilidade não é aplicada se a peça atacante for um cavalo, pois tal peça pode  "pular"  qualquer  peça do  tabuleiro.  O objetivo do  jogo é pôr  o adversário em xeque-mate, o que ocorre quando o rei adversário está em xeque e nenhum movimento pode ser feito para escapar do xeque.

3 comentários:

  1. Nossa dona Perpetua!Seu blog ficou lindo!!!E uma gracinha!! Amei! Sempre com novidades! Eu gosto muito de xadrez! É muito divertido ,tem que ter raciocinio e matemática na cabeça! Mais o que mais me interessou no seu blog hoje foi o tema dele ficou lindo com esses lapis , personagens! Amei mesmo! Parabéns dona Perpetua! Sempre evoluindo! Beijos e Abraços!

    Ass: Júlia Rodrigues 701

    ResponderExcluir
  2. Nossa dona Perpetua amei seu blog ficou lindo, cada vez com novidades,quero dar-lhe os parabens por esse trabalho otimo que a senhora vem nos proporcionando!!!
    amei o blog e parabens e abraços!!!

    ass:Nayana Salles TURMA:701

    ResponderExcluir
  3. Dona Perpétua passei aqui para te dar os parabens por tem vindo colocando mais novidades em seu blog ficou lindo amei,e tbm dizer que essa nova novidade de jogar xadrez esta sendo mtu bom pois tbm precisa da matematica e de paciencia é claro.
    Parabens bjs e abraços

    ASS:Lara Soares TURMA:701

    ResponderExcluir

Seu comentário é valioso.
Obrigada.