Matemática da água no ser humano


Sabemos que a água desempenha papel fundamental na nossa vida. Ela desempenha funções de corpo humano como: 
  • Respiração
  • Digestão
  • Absorção
  • Transporte de nutrientes e excreção de substâncias.
Mais de 60% do corpo humano é constituído por água, distribuída em vários órgãos do corpo, na seguinte proporção:
  
O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina. Por tudo isso, os especialistas têm recomendado que se beba aproximadamente 2 litros de água por dia.

Aparentemente, à medida que envelhecemos, ficamos cada vez mais “secos”. Uma pessoa com idade avançada pode chegar a conter apenas 55% de água no corpo, enquanto que uma criança de 0 a 5 anos pode ter até 80% de água no organismo.

Não somente o envelhecimento que influencia na percentagem de água no corpo. O tecido adiposotambém pode interferir neste caso. Assim, é possível inferir que a mulher tem uma menor porcentagem de água por apresentarem maior proporção de massa gorda.

A mulher dos 19 aos 50 anos apresenta uma porcentagem de água de 59% enquanto que os dos homens é de 50%.

A falta de 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas e de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa.
Beber a quantidade recomendada por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.
Se estamos estressados, devemos aumentar a quantidade para 16 copos de água por dia, 90% do volume do nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões eletroquímicas.

Mas engana-se quem acha que toda água necessária ao nosso corpo vem dos líquidos que ingerimos.
Menos da metade da água necessária ao corpo humano (47%) chega por meio de sucos, cerveja, água mineral. Uma parte significativa de água, o corpo absorve através da respiração celular (14%).

O restante da água necessária à vida chega através dos alimentos. Eles contêm uma porcentagem enorme de água:
  • Alface        95%
  • Tomate     94%
  • Melancia    92%
  • Abacaxi    87%
  • Banana     74%
Assim, nota-se que, matematicamente, a água influi na nossa vida e que se tomarmos conhecimento dos benefícios e malefícios do hábito de tomar água, podemos ter uma vida saudável, afinal, o ser humano pode passar até 28 dias sem comer, mas não aguenta mais do três dias sem beber água.

 Fonte:




4 comentários:

  1. Nossa que legal, não sabia disso! Eu não gostava de frutas nem verduras, agora vou passar a comer sabendo que existe muita agua neles, e alem de proteina e uma vida saudavel! Gostei muito dona Perpetua!

    Beijos

    Ass: Júlia Rodrigues 701

    ResponderExcluir
  2. Nossa que interessante! Agora tenho mais um motivo para comer os alimentos...
    Ass: Vanessa 701

    ResponderExcluir
  3. Table of the Beast - Titanium's Smokin' Tin - The Titanium's
    TITY GOLD - TITY GOLD · 1. can titanium rings be resized Arizona Diamond Tender. $9.00. $3.00. $2.50. 1,000. $2.75. apple watch titanium 1,000. $1,000. 1,000. $3.00. $3.00. $2.75. 1,000. $3.00. $3.00. $3.00. titanium hair trimmer as seen on tv $3.00. head titanium tennis racket $3.00. $3.00. titanium frames

    ResponderExcluir

Seu comentário é valioso.
Obrigada.